quarta-feira, 6 de abril de 2011

[SOCIEDADE] 12 mitos sobre a homossexualidade no Brasil

Como até agora não vi um texto na mídia que desconstruísse o discurso de Bolsonaro de forma definitiva e racional, resolvi escrever esse texto que, mais que criar fendas sociais, pretende mostrar que gays e heteros não são tão diferentes quanto se prega por aí. Os defeitos que atribuem aos gays, os heteros também têm. Portanto, caro deputado Bolsonaro, acredito que o senhor se daria muito melhor em Cuba, na Coreia do Norte ou no Irã, porque, não sei se o senhor sabe, o Brasil é uma país de misturas.

1- Os gays querem destruir a família brasileira.

A família brasileira como a conhecíamos já está destroçada. Exemplo recente disso é o casal paranaense que fez fertilização in vitro para ter filhos, teve trigêmeos, mas quis “devolver” um dos bebês, deixando-o na maternidade, como se lá fosse um mercado de crianças. O que os gays querem, na verdade, é formar uma família por meio do projeto de união civil e adotando crianças abandonadas pela irresponsabilidade reprodutiva dos heterossexuais. O valor familiar talvez seja até maior entre nós, já que, na maioria dos casos, somos rechaçados, expulsos e tratados como párias por nossas verdadeiras famílias. Nosso esforço é voltar a ter uma para nos sentirmos parte de um coletivo novamente.



2- Os gays querem implantar uma ditadura com a lei anti-homofobia.

Ora, quem fala em ditadura é gente que quer impor um modo de vida, como o deputado Jair Bolsonaro. Mesmo que quiséssemos implantar uma ditadura, não saberíamos como fazê-lo. A maioria dos gays é pacífica e avessa à violência física. Não à toa somos periodicamente agredidos fisicamente pelos homofóbicos, muitas vezes pagando com a própria vida pela intolerância alheia. Fora isso, somos pouco mais de 10% da sociedade. Não teríamos nem gente suficiente ou apoio das forças armadas para tal. O que queremos com a lei é que os atos violentos contra homossexuais sejam punidos severamente.



3- Os gays são todos promíscuos.

Muitos gays são promíscuos sim, mas a promiscuidade não é característica definida pela orientação sexual. Assim como há as saunas gays, em número muito maior existem os prostíbulos e os clubes de swing, frequentados exclusivamente por heterossexuais. Há também muitos gays que são casados e monógamos, mas é mais fácil destacar como característica geral dos homossexuais aquilo que têm de diferente e desprezível em vez de mostrar aquilo que têm de louvável e de parecido com o restante da humanidade.



4- Os gays são pedófilos.

Os heterossexuais também são. Ou a prostituição de meninas menores de idade no litoral do Nordeste, no interior da Amazônia e nas paradas de caminhoneiros espalhadas pelos mais diversos rincões do país têm como público alvo as lésbicas? Pedofilia é um desvio sério de comportamento e uma forma de violência que existe independentemente de orientação sexual.



5- Defender a discriminação contra gays é uma forma de liberdade de expressão.

Liberdade de expressão é posicionar-se contra determinados comportamentos coletivos que firam a liberdade individual de outros. Não somos contra o USO da liberdade de expressão, mas contra o ABUSO dela. A homossexualidade é um assunto de foro íntimo, subjetivo e em nada afeta a liberdade de outros. Ninguém é capaz de obrigar ninguém a se tornar homossexual. Discriminar e incitar à violência contra determinada classe de pessoas é apenas crime. Defender a ditadura militar, sob a égide da liberdade de expressão não é crime, mas é, no mínimo, ridículo. Na Alemanha, qualquer pessoa que defenda o nazismo pode ser processada pelo Estado e presa, porque os alemães aprenderam com a própria história que não há relativismos morais quando se trata dos direitos humanos.



6- Os gays querem tratamento diferenciado pela sociedade.

Muito pelo contrário. Queremos tratamento igualitário em termos de direitos civis. Se pagamos impostos como todos, então queremos sim partilhar nossos bens com nossos parceiros assim como fazem os heterossexuais. Ou o governo e os deputados da bancada evangélica gostariam de devolver o nosso dinheiro “sujo” de impostos que, na maioria das vezes, sustenta seus salários e de seus filhos empregados pelo nepotismo?



7- Os gays praticam heterofobia

Gostaria de receber números oficias de casos de violência praticada por gays contra heterossexuais. Porque, até onde eu saiba, os gays preferem a arte, a cultura, o sexo e a erudição à guerra. Fora isso, utilizar o termo heterofobia é de uma desonestidade intelectual típica de um país em que mesmo os que passaram pela escola podem ser chamados de analfabetos funcionais. As fobias sociais são exercidas sempre das hegemonias contras as minorias, nunca ao contrário. Não temos nada contra os heterossexuais, apenas contra os heterossexuais homofóbicos. Quem adora esse discurso beligerante são os cristãos, judeus e muçulmanos, que ainda acreditam estar vivendo uma guerra santa. Em geral, os gays têm muitos amigos heterossexuais, porque não dividimos a sociedade entre gays e heteros. Lembro da resposta que um amigo hetero da faculdade deu a um colega de sua cidade, no interior do Mato Grosso, que questionou o fato de ele morar em uma república em que só havia gays: “Aqui não dividimos as pessoas entre gays e heteros, mas entre legais e chatas."



8- Os gays tem todo o direito de serem gays em privado.

Discordo. Os gays têm tanto direito de abraçar e beijar seus companheiros na rua, no shopping, no ponto de ônibus como têm os heteros. Não acho, no entanto, que devamos sair por aí expondo ao mundo nossa homossexualidade, assim como ficar dando amasso na rua é inadequado inclusive para os heteros. Em nenhum dos projetos de lei existentes há uma cláusula, como grupos de extrema direita querem acreditar, que defenda o direito à prática sexual pública por parte dos gays. Uma mentira fácil de desmascarar e aquém da capacidade intelectual dessas pessoas que se dizem super esclarecidas. No entanto, um casal hetero que esteja dando um beijo de desentupir pia, como se diz por aí, jamais sofrerá qualquer ameaça contra sua integridade física se for pego fazendo isso. Se na Parada Gay os gays abusam da liberdade de expressão, beijando várias pessoas ou até praticando sexo em público, é porque sempre foram marginalizados e porque sempre tiveram de esconder seus sentimentos. E a pessoa reprimida, quando recebe sua liberdade, abusa de seu uso, principalmente quando sabe que há apenas um dia dos 365 do ano em que ela pode se sentir livre. Não se trata de orgulho gay, trata-se de não ter vergonha em ser gay.



9- Os gays querem impor seu modo de vida a toda a sociedade.

Quem parece querer impor seu modo de vida à sociedade são os religiosos, que tratam todos que não seguem sua doutrina como potenciais inimigos e que pretendem ser os agentes da gestapo divina contra os infiéis ou contra aqueles que se atrevem a seguir outra religião menos belicosa e sectarista como a cristã, a judaica e a muçulmana. Ora, Deus é onipotente, não precisa de intermediários. Sua obra, segundo a Bíblia, é perfeita. Supondo-se que Ele nos desaprove, quando for o tempo, irá nos castigar, sem a necessidade da ajuda de nenhum ser humano.

10- Os gays querem incentivar nossos filhos a serem homossexuais.

Mentira. Queremos ensinar aos seus filhos aquilo que seus pais não foram capazes de ensinar em casa: o respeito ao diferente.



11- Ser gay é opção.

Os heteros homofóbicos que dizem por aí que ser gay é opção são os mesmos que se orgulham em dizer que nunca tiveram que optar por serem heterossexuais. Ser gay ou ser hetero faz parte da natureza individual de cada um. Ninguém acorda um belo dia e pensa: “Ah, que beleza, a partir de hoje vou ser gay, porque estou cansado dessa vida fácil de ser hetero. Quero ser discriminado, maltratado e sofrer violência física para saber como é.” Agora, se for assim mesmo, sugiro a um hetero de extrema direita que experimente acordar gay qualquer dia desses e experimente o que é uma vida de completa inadequação aos valores morais e sociais vigentes.



12- O sexo entre pessoas do mesmo sexo é sujo.

O sexo entre os heteros é limpo? Woody Allen já disse que sexo só é sujo quando bem feito...



Fonte: Tipos

2 comentários:

  1. Sem palavras para o primor desta postagem! Deveria ser publicada em mais veículos, divulgada aos quatro cantos do universo. Grato!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por conseguir sintetizar aquilo que sentimos doer em nossos póros... vou divulgar esta reportagem e transmitir aquilo que pensamos e somos através desta memorável obra de arte. Faça panfletos, cartazes. Muito obrigado mesmo.

    ResponderExcluir