terça-feira, 3 de janeiro de 2012

[MÚSICA] A Extensão Vocal das Divas Pop

Muito se discute sobre música, hoje em dia. Diariamente, fãs de rock ou outros gêneros tratam música POP como se fosse um mero produto descartável feito por cantoras (es) sem talento algum, mas a verdade é que a extensão vocal de muitas dessas cantoras de rádio prova justamente o contrário. Toda mulher possui três possibilidades vocais: mezzo-soprano, soprano e contralto. Soprano é o nome que se dá a voz de característica usualmente mais aguda, contralto é geralmente mais grave, e mezzo-soprano o meio-termo entre os dois, poucas cantoras possuem essa versatilidade. A extensão vocal limite para vozes femininas é de cinco oitavas, há apenas uma exceção: Georgia Brown, a brasileira que está presente no Guiness e possui sete oitavas, atingindo longos agudos, mais finos até que os de uma guitarra.

Conheça agora um pouco mais sobre a qualidade/extensão vocal de sua cantora favorita, assim como também os pontos fracos de cada uma delas:



Adele
Tipo: Contralto
Extensão Vocal: 2,1 oitavas.
Adele anda fazendo sucesso estrondoso, com altas vendas, muitos elogiam seus vocais, que parecem ter extensão maior do que a real. A diferença de Adele pras outras cantoras é que ela possui um controle sobre sua respiração, podendo cantar com mais técnica e mais força. O maior problema da voz da cantora é geralmente as notas baixas, que em sua maioria são fracas e forçadas.
Ver: Adele - Someone Like You (Live @ Brit Awards)



Amy Winehouse
Tipo: Contralto
Extensão Vocal: 3 oitavas.
A maior qualidade de Amy é sem dúvida sua unicidade, ninguém possuía vocais como os dela, cheios de emoção e marcados por profunda melancolia. Sua voz conectava-se facilmente com suas letras tristes e amargas, tinha uma técnica brilhante e abusava dela nos palcos. Tanta unicidade pode ser também um tanto ruim, fazendo com que a sua voz não se adapte a outros gêneros, se não R&B/Jazz.
Ver: Amy Winehouse - Rehab (Live @ London)



Avril Lavigne
Tipo: Mezzo-Soprano/Soprano.
Extensão Vocal: 2, 6 oitavas.
Avril Lavigne tinha menor técnica no começo de sua carreira, era possível notar a cantora desafinando em várias performances, sempre cantando no seu limite vocal, hoje ela administra melhor sua voz e canta de maneira mais confortável, Avril tem voz doce e bem fina, se tornando depois do disco The Best Damn Thing uma soprano.
Ver: Avril Lavigne - When You're Gone (Live @ X Factor Spain)



Britney Spears
Tipo: Soprano
Extensão Vocal: 2 oitavas.
No começo, Spears fazia apresentações ao vivo e notava-se até um pouco de sua voz, mas infelizmente a cantora foi ficando preguiçosa e abusou do playback. Britney tem uma voz altamente comercial, às vezes um pouco gemida, mas mesmo assim, suas notas baixas (onde ela se encontra mais confortável) são altamente agradáveis. Outro grande problema atual da cantora é que seus vocais estão ficando anasalados, como nota-se em S&M.
Ver: Britney Spears - Born To Make U Happy (Live @ Lottery Stars 99)



Beyoncé
Tipo: Mezzo-Soprano.
Extensão Vocal: 3,1 oitavas.
Das cantoras atuais, Beyoncé é uma das mais talentosas, no que se refere à vocal. Dona de vibratos memoráveis e uma incrível flexibilidade vocal, ela agüenta notas longas e altas, o maior problema enfrentado por ela são seus maneirismos e vibratos exagerados, que por vezes para alguns se tornam um tanto enjoativos.
Ver: Beyoncé -Sweet Dreams/Dangerous/Sweet Love (Live @ Vegas)



Christina Aguilera
Tipo: Mezzo-Soprano.
Extensão Vocal: 5 oitavas
Aguilera é considerada a voz da década e não por menos, ela tem o limite de oitavas vocais alcançados por uma mulher, assim como Mariah Carey. Sua voz é facilmente reconhecível. No início da carreira, a cantora fazia sempre suas músicas em tons altos, com o tempo, e através da produtora australiana Sia, ela passou a administrar mais seus tons e realizou belíssimas músicas apenas com o uso de notas baixas, como I Am e Lift Me Up (sua nota mais extensa/alta se encontra em At Last, cover de Etta James, e possui aproximadamente 20 segundos).
Ver: Christina Aguilera - Walk Away (Live @ David Letterman)



Demi Lovato
Tipo: Mezzo-Soprano
Extensão vocal: 3 oitavas.
A garota-disney surpreendentemente possui um bom poder vocal, sua voz é geralmente forte, o único problema é que por ser jovem, sua técnica para as notas mais altas pode ser ruim em algumas performances ao vivo, fazendo com que suas notas altas se tornem mais como gritos.
Ver: Demi Lovato - Skyscraper (Live @ ALMA Awards 2011)



Katy Perry
Tipo: Mezzo-Soprano
Extensão Vocal: 2,2 oitavas.
Perry, ao contrário do resto, tinha uma voz relativamente melhor no começo de sua carreira, onde usava violão e cantava músicas como U R So Gay apenas em tons baixos, o tempo passou e sua voz diminiu bastante no quesito de qualidade. Perry perde seu fôlego rapidamente em performances ao vivo e quase sempre desafina. Ao menos no estúdio, sua voz é forte e cheia de atitude.
Ver: Katy Perry - Firework (Live @ VSF Show)



Kylie Minogue
Tipo: Soprano
Extensão Vocal: 5 oitavas.
Muitos críticos no passado citaram Kylie apenas como uma cantora barata de electro/pop, mas a verdade é que seu alcance vocal é enorme, mais do que isso, sua voz é suave, extremamente feminina e doce. O mais curioso é que nos anos 80, sua voz era mais grossa e com o tempo foi ficando cada vez mais fina devido as constantes aulas de canto. A princesa do POP sempre faz grandes tours e sempre reserva um espaço grande pra demonstrar seu poder vocal, como em "Come Into My World" na ShowGirl ou "Flowers" na KylieX2008.
Ver: Kylie Minogue - Crying Game Medley (Live @ Manchester)



Lady GaGa
Tipo: Contralto
Exntesão Vocal: 2,5 oitavas.
Ao contrário do que é dito por aí, GaGa não possui um vocal de grande alcance, sua grande vantagem é ser contralto, que aparentemente, tem maior "volume" vocal. Suas melhores performances vocais se encontram quando ela está sentada no piano, concentrada apenas em seu canto. Geralmente quando a cantora se propõe a cantar e dançar, ela desafina ou semitona na maioria de suas performances. Sua técnica é relativamente ruim, com vibratos excessivos e nenhum melisma. Além disso, Gaga se arrisca em notas altas ou extensas e na maioria das vezes, não consegue sustentá-las até o fim.
Ver: Lady GaGa - U and I (Live @ London)



Madonna
Tipo: Soprano/Mezzo-Soprano
Extensão Vocal: 4,2 oitavas.
Uma das maiores discussões sobre música é sobre qualidade vocal de Madonna, por vários momentos em sua carreira, muitos críticos colocaram em cheque sua voz. A verdade é que Madonna começou sua carreira com uma voz razoável e sem técnica alguma, sempre cantando em tons mais altos do que poderia agüentar na época. Com o passar do tempo, mais exatamente nos anos 90, Madonna estudou ópera para que pudesse gravar o musical "Evita" e foi lá que ela aprendeu a cantar com maior domínio. Por conta de coreografias exaustivas, com o decorrer do tempo em apresentações ao vivo, sua voz pode ficar um tanto ofegante. Madonna passa facilmente por vários gêneros musicais (já fez electro até bossa nova), abusa de notas médias e tons baixos (Bedtime Stories) e se arrisca raramente em notas altas (sua nota mais extensa se encontra em Ray Of Light e tem a duração de 17 segundos).
Ver: Madonna - Mother and Father (Live @ Lisbon)



Nicole Scherzinger
Tipo: Mezzo-Soprano
Extensão Vocal: 3,2 oitavas.
Quem diria que Nicole Scherzinger tem 3 oitavas hein? por trás das coreografias sensuais das Pussycat Dolls, Nicole Scherzinger sempre mostrava sua voz forte e marcante. Em conjunto com as PCD, a voz de Nicole tinha uma força maior, no decorrer do tempo ela foi perdendo o poder, ao menos quando se trata de performances ao vivo. Mesmo assim, ela pode encantar multidões em sua carreira solo. Os problemas que ela enfrenta geralmente acontecem em notas mais altas, onde ela esquece o uso de vibrato e elas podem se tornar um tanto desafinadas. Tem grande presença de palco e facilidade de executar falsetes e agudos (nota mais longa: "Feelin Good" - 10 segundos).
Ver: Nicole Scherzinger - Feeling Good (Live @ London)



Rihanna
Tipo: Contralto
Extensão Vocal: 2 oitavas.
Rihanna possui uma voz que se distingue facilmente entre as outras cantoras, além de um estilo próprio de sonoridade e sotaque. Sua voz sempre soa melhor dentro de músicas onde ela pode se concentrar e usar tons médios/baixos, como na balada Russian Roullete. Com o passar do tempo, ela melhorou sua voz e demonstra isso através de suas performances ao vivo. Enfrenta o mesmo problema de Britney Spears, por conta da dança, sua voz pode ficar ofegante ou um tanto anasalada (sua nota mais longa se encontra em "Hate That I Love U" e tem 8 segundos).
Ver: Rihanna - Russian Roullete (Live @ NRJ)



Wanessa
Tipo: Soprano/Mezzosoprano
Extensão Vocal: 3,2 oitavas. Wanessa tem uma das melhores vozes da atualidade, pode dançar e cantar com bastante técnica, devido aos seus dez anos de carreira. Os maiores destaques de sua voz são seus falsetes e voz de peito, além do mais, ela pode executar notas altas e extensas, mesmo depois de ter dançado por um show inteiro. Seu maior problema é o timbre, que pra muitos pode soar um tanto irritante e pra outros, pode ser uma qualidade, devido a unicidade do mesmo. Entre suas notas mais longas, estão as notas finais de "Não me leve a mal" e "Eu estarei aqui" (16 segundos).
Ver: Wanessa - Só Se Vive Uma Vez (Show Citibank Hall)

Fonte: My Other Bag Is Channel

46 comentários:

  1. O engraçado é q de todas as cantoras vcs falaram bem só da Demi Lovato q não,por acaso isso é preconceito por ela ser jovem e ter acabado de sair da Disney??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não XD O departamento de cantoras é mais a area do Rafael, acho que ele só não escuta... eu também simplesmente não escuto (gosto mais da Selena Gomez), mas a gente não fala mal não ;D

      Excluir
    2. Não to dizendo q vcs falam mal só q de todas as cantoras vcs destacaram os pontos fortes e fracos só no caso dela q não,mais tudo bem!!

      Excluir
    3. Na verdade "Anonimo", o que o autor do texto falou é a verdade e não mal da Demi, por exemplo, a Demi Lovato tem um imenso poder vocal, alcançando até 3 oitavas, a Avril Lavigne que eu achei que tinha poder vocal, só alcança 2,5. Ah, e a voz da Mariah Carey alcança 3 oitavas e não 5 oitavas. E a Wanessa só alcança 2 oitavas, meu bem!

      Excluir
    4. Na verdade a Mariah alcança/alcançava 5 oitavas sim, seu limite é de F2 até G#7 ao vivo, e seu instrutor comentou que era até Bb7, mas atualmente nas suas músicas ela não passa do C7.

      Excluir
  2. madonna com 4 oitavas ta loco? tem algo errado ai!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também to achando! E a extensão vocal da Wanessa Camargo é maior que a da Beyoncé? '-'E a Adele não tem problemas com notas baixas, não! Ela tava meio ruim no BRIT Awards porque ela sempre está nervosa. Como você não percebeu? E a Adele é mais crua, sabe cantar por si só, nem usa as técnicas direito! Começou a usar só agora, depois dos problemas. Exatamanente por não saber as técnicas ficou com problemas vocais. A Christina Aguilera não tem tudo isso de diferença com a Beyoncé. E nunca na vida que a Madonna canta tudo isso '-'

      Excluir
    2. Wanessa tem a voz ardida, irritante, e ainda dizer que ela tem mais oitavas do que a Beyoncé. ¬¬'

      Madonna é a Rainha do Pop, isso todo o mundo já sabe, mas ela nunca teve a voz poderosa não, viu!

      Excluir
    3. Pra mim esse ardidinho q tem a voz da Wanessa é o diferencial me faz arrepiar amo. é como ele falo tem gente q gosta e tem gente q não.
      eu não entendo de notas só entendo do meu gosto e consigo perceber a pontencial vocal q a voz dela tem hoje em dia ainda maior pois a voz dela amadureceu muito. Aliais Wanessa mesmo sendo brasileira já foi bem falada por muitos jornais americanos e alguns sendo considerados uns do melhor do pais, ela merece muito esta nesse ranking. aliais é a unica brasileira né. pq será. quem sabe é um ranking de vozes ardidas né. Pq é tão difícil assim o povo aceitar q a mulher tem talento e muito aliais.

      Excluir
  3. Curioso que não citaram a P!nk e nem a Fergie que são grandes vozes da música POP, tão mais quanto algumas que foram citadas nesse post.

    ResponderExcluir
  4. ó desculpa, mas corrigindo alguns erros
    Christina é uma Soprano spinto dramático, e Nicole Scherzinger é uma soprano dramático, e fiquei confuso porque sopranos tem o maior alcançe não os contraltos ou mezzos.
    Só minha opinão, mas, a matéria ficou bem legal apesar de alguns erros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não os mezzos costumam ter muito alcance vocal sim!

      Excluir
    2. le o comentario do dia 13 de maio de 2013 porfavor!!! tbem foi eu q postei e so esqueci de falar uma coisa eu acho q madonna n e mezzo tem certa musica q a voz dela soa como a de uma soprano! vougue por exemplo!!! mas ela eu n sei nunca prestei atençao nunca gostei muito da voz dela e apesar de ter 3.5 oitavas p mim ainda sim e uma cantora hostilizada!

      Excluir
    3. desculpa acabei postando p pessoa errada eo sono kkkkk a mensagem acima anonima e p o dono da pagina!

      Excluir
    4. leia o comentario do dia 11 de maio de 2013 eu errei o dia quando escrevi no comentario abaixo o comentario la e anonimo!!! mas me chamo yago!

      Excluir
    5. Não, quem tem o maior alcance vocal são as que possuem a voz SOPRANO sim! Mariah Carey alcança o limite de oitavas mas ela é uma SOPRANO, o que é mais comum! Já a Christina Aguilera alcança o limite de oitavas, mas ela é uma MEZZO-SOPRANO, o que é bastante raro! Tanto que os gritos da Mariah são MUITO IRRITANTES, já os da Christina são muito melhores de se ouvir!

      Excluir
  5. ''Sua técnica é relativamente ruim, com vibratos excessivos e nenhum melisma. Além disso, Gaga se arrisca em notas altas ou extensas e na maioria das vezes, não consegue sustentá-las até o fim.'' KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK SÉRIO QUE EU LI ISSO? Vão estudar canto antes de vocês quererem dar uma de críticos musicais, sério.

    ResponderExcluir
  6. Poderiam ter falado também do pseudo canto de ópera que a Kylie executa no último refrão de "Your Disco Needs You", que é sensacional.

    ResponderExcluir
  7. A Demi é perfeita em tudo.
    Mas a Madonna tem 4,2 oitavas? E a Wanessa 3,2? Será que foi erro de digitação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me desculpe mais vc não gostar da cantora não é motivo pra diminuir a nota vocal dela..

      Excluir
  8. Avril "se tornando uma soprano"? Nada a ver. Ou é ou não é.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A voz da Avril é Mezzo-Soprano, parece em ser Soprano por causa dos berros que ela dá nas músicas à partir do "The Best Damn Thing". Procurem ouvir as músicas da Avril antes.

      Excluir
  9. Christina aguilera DIVA<3 ♡♥♡♥♡

    ResponderExcluir
  10. tudo errado
    pra começar beyonce tem 3.6 oitavas ate agora demostrado por ela
    xtina tem 4.3 se eu n me engano
    georgia tem 8 oitavas nao 7

    ResponderExcluir
  11. Acho q vc erraram um pouco sobre a RIRI... dá só uma olhada
    http://www.youtube.com/watch?v=7I9Ghf_h2dM

    ResponderExcluir
  12. RIHANNA: A sua voz é considerada mezzosoprano, com alcance vocal de 3.1 oitavas, cuja nota mais baixa é G#2 e a nota mais alta: Bb5.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc ta equivocado amigo nem ana carolina q e contalto bem grave n faz G#2 com facilidade alias essa e a nota mais grave da ana carolina a rihanna n tem esse G#2 n!!!!

      Excluir
  13. sinceramente,pra mim esses dados estão tdu errado ,desde quando a Amy Winehouse tem a extensão maior que a da Adele ?e 5 oitavas nao é o máximo, o máximo são 8 oitavas e a Georgia tem essa extensão. Tah q a Celine nao ta nessa lista,mais a madonna nunca vai ter a extensão maior que a dela,para,escute e compare!

    ResponderExcluir
  14. Katy perry nao é mezzo soprano,ela é mezzo contralto e gutural, tão sabendo legal hem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, Katy Perry é Mezzo-Soprano sim!
      Ouça "Firework" antes de falar merda!

      Excluir
  15. pelo amor de Deus a Nicole Scherzinger canta ópera,e tem a extenção menor q a da madonna ? vejam o video da Nicole cantando o fantasma da opera!

    ResponderExcluir
  16. tem muita coisa errada 1 a informaçao da georgia ela tem 8 oitavas e mariah carey tem mais de 5 oitavas oq prova q e sim possivel ter mais de 5 oitavas no caso de uma mezzo. rihanna e mezzo e madonna n tem 4 oitavas ela tem 3.5 oitavas cristina aguilera n tem 5 oitavs ela tem 4 e um semitom adele tem 3 oitavas fechadas e a lady gaga n e contralto ela so emposta a voz sendo assim a engrossando mas n estou criticando nada!!!! msmo estando erradas algumas extensoes e classificaçao e uma boa pagina! parabens!

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. A Madonna e ném a Minogue tem essa extensão, mentira, basta entender um pouco de música para ver isso.

    http://oglobo.globo.com/cultura/cyndi-lauper-madonna-kylie-minogue-que-comecaram-nos-anos-80-hoje-sao-referencia-na-3605262

    ResponderExcluir
  19. gente tudo errado
    a christina aguilera tem 4,5 oitavas ela e (soprando-spinto)
    a beyoncé tem 3,5 oitavas ela e (mezzosoprando-dramatico)
    madonna tem 2,5 oitavas ela e (mezzo-soprando)
    lady gaga tem 3,0 oitavas ela e(contralto)
    a katy perry tem 2,8 oitavas ela e (contralto)
    a amy wanihouse tem 3,8 oitavas ela e (contralto)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KATY PERRY e LADY GAGA são Mezzo-Soprano e não, Contralto, não me faça rir!

      Excluir
    2. na verdade ele ta certo sim, KKK. Não se mede cantor por notas e sim coloração da voz, características, timbre. E ele está certo, a unica coisa errada é "Soprano" e não "Soprando".

      Excluir
    3. Soprando???? hahaha

      Excluir
  20. A GEORGIA BROWN É O MAIOR AGUDO DO MUNDO E SÓ CORRIGINDO, ELA TEM 8 OITAVAS E NÃO 7! ELA VAI ATÉ O G10.

    ResponderExcluir
  21. Britney é 3 Oitavas, não 2, foi refeita uma nova análise vocal dela por profissionais que constataram que é 3 Oitavas, Só que Britney sempre usou suz voz incorretamente, é também, começou a fumar por muito tempo, o que agravou para ela não ter muita potência vocal: https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/s720x720/480463_422795761138315_1816411959_n.png

    http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&prev=%2Fsearch%3Fq%3Ddivas%2Bdevotee%2Bbritney%2Bspears%2Bvocal%26sa%3DX%26biw%3D1241%26bih%3D550&sl=en&u=http%3A%2F%2Fwww.divadevotee.com%2F2010%2F12%2Fbritney-spears-vocal-profile-range.html&sandbox=0&usg=ALkJrhie2vktZwRtMJf_TtccDLvwJx_7Ag e aqui um video que proava: http://www.youtube.com/watch?v=URsotw_bCbQ

    ResponderExcluir
  22. Christina Aguilera é Soprano Spinto, porém canta como Mezzo Soprano e Nicole Scherzinger tbm, mas se cantasse erudito seria Soprano Dramático. Há alguns erros no texto... Rihanna é Mezzo Soprano, mas seus graves enganam algmas pessoas dizendo que ela é Contralto. Katy Perry é Contrato que canta músicas que não aguenta o tom, não desmerecendo ela.

    ResponderExcluir
  23. engraçado os fãs aki que ficam brigando por extensão vocal, sendo que o q importa é saber usar bem akilo que tem! kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  24. Britney até onde sei tem 4 oitavas....
    http://www.youtube.c...h?v=nrPMzBGmAJM

    Low Notes: Bb2, C#3, Eb3, E3, F3, F#3, G3
    Belted Notes: A4, Bb4, B4, C5, C#5, D5, E5, F#5
    Falsetto Notes: C5, C#5, D5, Eb5, E5, F5, G5, G#5, A5, Bb5, C#6, D6, Eb6, F#6

    3 octaves 6 notes (1 note shy of 4 octaves)

    ResponderExcluir
  25. Não citam Sia mesmo com todo seu vocal poderoso...

    ResponderExcluir